Início Cidades Sorriso Em conversa com direção do 13 de Maio, Município de Sorriso avança...

Em conversa com direção do 13 de Maio, Município de Sorriso avança na discussão sobre os serviços de parto 2hg40

0

“Ouvir que o Hospital e Maternidade 13 de Maio está credenciado para a realização de serviços  de partos pelo Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires nos faz respirar com um pouco mais de alívio”. A declaração é do prefeito Ari Lafin que participou no início dessa manhã, 15 de maio, de uma reunião com a diretora do 13 de Maio, Eliane Frescura.   5p3w62

Eliane destacou que o hospital já realizou o credenciamento e tem capacidade para a realização de até seis partos/dia. Contudo, um dos critérios é que as gestantes sejam encaminhadas para atendimento das 7 horas da manhã até às 19 horas. “É nesse período que contamos com ginecologista, cirurgião obstetra e anestesista de plantão, além do reforço da equipe de enfermagem”, explica Eliane.

Conforme o secretário-adjunto de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, a partir das informações recebidas de Eliane é que o Município irá formalizar os critérios para atendimento no 13 de Maio. “Vamos precisar estabelecer o procedimento, triagem e a regulação para o hospital”, salienta. Inicialmente, para atendimento após às 19 horas a referência continua sendo o Hospital Regional de Sorriso. 

“A direção do 13 nos relatou que tem possibilidade de realizar até seis partos/dia de domingo a domingo; teríamos a realização de atá mais de 100 partos/mês no 13, o que, automaticamente desafogaria o Hospital Regional, abrindo possibilidades para outros atendimentos no Regional”, salienta Ari.

 O prefeito frisa que com essas informações em mãos tudo muda de figura. “Já para amanhã, 16 de maio, vamos buscar uma reunião com o Conselho de Saúde, Ministério Público e Câmara de Vereadores para apresentar essa possibilidade”, explica.

 O procurador geral do Município, Eslen Paron e o também procurador jurídico, Daniel Melo, acompanharam a reunião e junto com a equipe da saúde devem acompanhar a elaboração dos critérios. 

 Credenciamento pelo Município

Além do credenciamento do Hospital e Maternidade 13 de Maio pelo Consórcio de Saúde Vale do teles Pires, Sílvio lembra que dentro de poucos dias deverá ser lançado o processo de credenciamento pelo próprio Município. “Com isso poderemos ter o credenciamento de mais unidades de saúde interessadas na demanda dos serviços de parto, desafogando ainda mais o trabalho do Regional”, conclui Sílvio.

DA ASSESSORIA